O PODER ALÉM DAS VENDAS.
Uma das funções de um gestor de Vendas de uma empresa é encontrar ferramentas que ajudem a equipe no atingimento das metas.
Em minhas pesquisas na busca destas ferramentas estão os livros, sites, consultoria, coaching, relatos, observações, troca de experiências, debates, seminários, fóruns on line, entre outros. O que mais me chama a atenção é que por mais de 03 décadas, os pontos mais abordados ainda são os mesmos.
A atividade de vendas ainda não tem muita expressividade na grade curricular das universidades, tanto que não há mais do que meia dúzia de faculdades que abordam esse assunto, mesmo em cursos de MBA.
O que ocorre é o seguinte: Não há procura por esses cursos, ou seja, não há público interessado.
Quando estávamos na escola, no ensino médio, não desejávamos seguir a profissão de vendedor. Isso é o resultado de uma pesquisa mundial, no entanto temos milhares de pessoas ingressando na área de vendas e muitos estão enriquecendo com essa profissão.
Muitas vezes entramos na área de vendas não por opção, mas por força das circunstâncias. A maioria encontram-se vendedores e, os que são felizes com isso, não querem mais sair desta área e assim buscam realizar-se mais e mais a cada dia.
Vendas é a profissão que mais cresce no mundo.
Nos Estados Unidos os maiores milionários se concentram na área de vendas e não de montar indústrias ou bancos.
Mas por que as empresas ainda investem cada vez mais no potencial de crescimento da equipe comercial? Simples:
Porque é necessário, é vital para a continuidade do negócio.
A maioria dos vendedores, principalmente aqueles que estão vendedores no momento, e olha que são a maioria, não investem 10% dos seus ganhos para o aperfeiçoamento das suas habilidades.
Diferente de um médico, engenheiro, cientista e principalmente profissional da área de tecnologia, que se não se atualizar a cada 4 meses, acabará ficando fora do mercado ou perderá clientes.
Ainda não conseguimos entender o porquê da relutância do vendedor em procurar investimentos em para seu crescimento pessoal. A rotatividade é cada vez mais alta e as ofertas de emprego nesta área crescem a cada dia. Isso se deve ao fato dos vendedores não gostarem de estar na pista correndo.
O que se vê muito por aí são técnicos (gerentes) correndo, enquanto a equipe fica na expectativa.
Há que ter uma inversão de papéis, esse é o trabalho que compete ao líder de vendas, ser um agente de mudança. Profissionais visionários e que observaram esse “buraco negro”, já se dedicam ao ensinamento desta profissão.
Atualmente existem centenas de empresas focadas em treinamento de vendas, coaching, mentoring entre outras, mas os resultados ainda não refletem o que se espera, pois para a maioria dos vendedores, os treinamentos de imersão são como resfriados e depois de uma ou duas semanas, nem nos lembramos mais dele, e voltamos a nossa rotina normal e aquela cervejinha bem gelada no final do expediente.
Há muitas mudanças a serem incorporadas por aqueles que desejam fazer dessa profissão de vendas um orgulho para sua vida e da sua empresa.
Como aprendi há anos, vontade não se ensina, ela deve ser latente. Comprometimento não se ensina, deve ser seguido. Paixão é passageira, amor é eterno.
Vendedores, busquem a excelência da sua profissão, invistam em si mesmo e no seu futuro. Abusem do que é oferecido na internet e sejam únicos. Há poder além das vendas.
Aos profissionais que fazem das vendas um meio de vida, fica aqui o meu respeito e aos que buscam o pódio, deixo aqui minha sincera admiração.
Sucesso nas vendas para todos.
Por Edvaldo Eliezer – Diretor Comercial da AMTI Soluções em TI.